Google+ EspetacularMovie: A arte da vida é espetacular: Ultron

11/19/2012

Ultron


A casa das idéias ou Marvel Comics (Disney), vem passando por grandes revoluções e organizações dentro de seu universo nos últimos meses. Quem acompanhou a saga nomeada A Hera Heróica que procede após os eventos do Reinado Sombrio, época em que os vilões praticamente se tornaram os mocinhos e quase se apoderaram dos E.U.A, sabe que ao final da saga (Spoilers a frente, eu avisei!), após o embate temporal, que os Vingadores se vêem em um colapso das realidades e o perigo da mesma entrar em uma espécie de combustão atemporal, ou seja, se desfazer.

  Tony Stark, o gênio, bilionário e filantropo é apresentado a uma situação nem um pouco agradável, por ele mesmo, ou para ser mais exato, pela versão mais velha dele, o seu futuro “eu” por assim dizer. Sua versão do futuro o alerta que muito em breve terá de enfrentar um de seus piores pesadelos, terá de ver seus bravos companheiros serem mortos no vasto campo de batalha que se tornara o planeta, e caberá a ele, somente a ele, deter a ameaça em grande potencial, que nada mais é Do que a chamada Era de Ultron, ou como o futuro Tony Stark chama, “o Holocausto Ultron”.

 Agora em Marvel Now, os heróis estão passando por uma espécie de reestruturação no universo Marvel, após os eventos decorrentes em Vingadores VS X-Men, e criasse a hipótese de que uma das sagas com maior potencial para dar as caras, é a própria Hera de Ultron. Talvez não aconteça de imediato, mas após os eventos decorrentes, não custa nada ficar a par de quem é o Super Vilão que poderá deixar em ruínas, tudo aquilo que os heróis almejaram construir nos últimos dias, certo? Conheça aquele que pode ser o responsável por uma das maiores sagas Marvel, após os eventos de Vingadores VS X-Men, é interessante ressaltar, que o vilão continua num processo de evolução continuo:

Ultron:

 Em julho de 1968, o escritor Roy Thomas e o desenhista John Buscema apresentaram o vilão na HQ, Avengers # 54.
Avengers # 54/julho de 1968
Diferente da maioria dos vilões, Ultron foi criado por ninguém mais, ninguém menos, que o próprio Dr. Henry Pym (Homem-Formiga), que na época atuava como Gigante (Golias) pelo fato de não ter desenvolvido, ainda a tecnologia reversa. Porem, para a surpresa do herói, o robô se voltou contra seu criador, e hipnotizou o mesmo. Após hipnotizá-lo, Ultron faz com que ele ataque os próprios Vingadores, a façanha do já vilão, é descoberta e o mesmo é supostamente, destruído.

 Os Vingadores só não sabiam, que na verdade o programa responsável pelo funcionamento do vilão, estava se adaptando aos danos, e evoluindo aquilo que uma vez não lhe fora totalmente eficiente.

 Muito pouco tempo depois, revelando-se como Ultron-5, uma das evoluções de seu programa, ( Em Avengers # 55, agosto de 1968) o super vilão robô, praticamente “usa” o próprio Mestre do Terror para combater os heróis.O combate se encerra, e o mesmo continua no anonimato para os heróis, que ainda não sabiam sua verdadeira origem na época.
Avengers # 55/agosto de 1968
Em sua ambição nada modesta para destruir os Vingadores, o robô tenta desenvolver uma arma no mínimo “letal” para usar contra os mesmos, no seu próximo combate, e com isso( Avengers # 57-58, outubro a novembro de 1968), Ultron cria o Sintezóide Visão (Descubraquem realmente é, O Visão), com objetivo de destruir o grupo. Mas ironicamente, a criação se volta novamente contra seu criador, e Ultron se vê sendo derrotado pelo próprio sintezoide que criou, unido ao grupo de heróis.


(Respectivas capas: Avengers # 57-58, outubro a novembro de 1968)

Revelasse em tal edição mais detalhes sobre a origem do mesmo, e é explicado que Henry Pym, usou seus próprios padrões cerebrais para desenvolver o mesmo. Revelasse que dentre uma das explicações para o aparente ódio pelos Vingadores, é o Complexo de Édipo, desenvolvido pelo vilão, o levando a sentir tremendo ódio irracional pelo próprio “pai”, nesse caso Henry Pym.

  Em Avengers # 66-68 (Julho a Setembro de 1969) Ultron, retorna agora com uma variação sua mais aprimorada, ou pelo menos era o que o vilão julgava, alto nomeando Ultron-6, é derrotado pelos Vingadores novamente. Tempo depois, recriado pelo inumano Maximus com uma versão do corpo do andróide Omega, já como sua versão Ultron-7, o vilão ataca o casamento de Cristalys e Mercurio ( O ataque do vilão “cruza” entre duas publicações Marvel da época: Avengers # 127 de Setembro de 1974, e Fantastic Four # 150, também de setembro de 1974).


De fato, sua gama de alvos “primários” e “secundários” subiu numa escala demasiado arriscada, tendo de enfrentar Os Vingadores, Inumanos e Quarteto Fantástico. Mesmo dando um bom trabalho ao conjunto de heróis, é derrotado.


(Capas de Avengers # 66-68, Julho a Setembro de 1969)


                  (Capas de: Avengers # 127 e Fantastic Four # 150/ setembro de 1974)

Alto nomeado como Ultron-8, o vilão, numa crise existencial cria Jocasta, uma espécie de pretendente a noiva robótica do mesmo (Avengers #161-162, Julho a Agosto de 1977).


(Capas de: Avengers #161-162, Julho a Agosto de 1977)

Até que a equipe com a ajuda da heroína Miss Marvel derrotam o mesmo. ( Avengers #170- 171, Abril a Maio de 1978 ).


( Capas de: Avengers #170- 171, Abril a Maio de 1978 )
  
Em Avengers # 201-202 ( Novembro a Dezembro de 1980) nos deparamos com Ultron-9 seguido por Marvel Two in One  # 92-93 ( Outubro a Novembro de 1982) com Ultron-10, ambas as variações são recriadas e derrotadas pelos herois. Até que Beyhonder, o grande responsável pela saga Guerras Secretas , o recria como Ultron-11, o vilão é derrotado tempo depois pelo Coisa, que carrega o que sobrou da cabeça do mesmo novamente ao planeta terra como uma especie de Souvenir. Porem a mesma desaparece quando o herói é atacado por outros vilões no caminho.


(Capas de: Avengers # 201-202/Novembro a Dezembro de 1980)


(Capas de: Marvel Two in One  # 92-93 /Outubro a Novembro de 1982)

A única versão, que pode-se dizer ser mais “amigável” do vilão, seria Ultron-12, que se alia ao vilão Ceifador e demais, para tentar destruir Magnum, irmão do Ceifador. O amigável, aqui se refere, aos fatos que acontecem após a derrota do grupo de vilões pelos Vingadores da Costa Oeste, quando o vilão adota o nome Ultron Mark 12 e começa a constituir laços com seu criador, no caso, Henry Pym. Alguns dias passam, até que a variação do vilão Ultron-11 se auto reconstrói e entra num conflito contra Henry Pym, Ultron-12 e Magnum, ambos, conseguem destruir a variação maligna, e como resultado Henry Pym se vê obrigado a desativar a única versão com traços “amigáveis” de sua criação, para a segurança da terra e de seus aliados.

O "Poderoso" Beyhonder
 O Doutor Destino , é responsável pela re-aparição do vilão (na década de 1990), quando reconstrói o mesmo com todas as suas “personalidades” anteriores ativadas ao mesmo tempo. O que acaba resultando numa espécie de Ultron “surtado” ou simplesmente louco, o mesmo luta contra o Demolidor e no meio do embate, devido uma sobrecarga da própria programação desativa.
Maximus
Ultron-13 é detido pelos Vingadores da Costa Oeste. O mesmo escapa de seu cativeiro, e tenta reconstruir-se com um novo composto de vibranium, chamado Nuform, sendo derrotado novamente pelo Homem de Ferro, Pantera Negra e Homem Formiga. Enquanto que sua variação Ultron-11 é dado como cativo de Doombot, liberado quando o vilão é derrotado por Deathlok. Mas se você pensa que Ultron-13 desisitiu, he, ai que se engana, o vilão escapa de seu cativeiro e “evolui” para Ultron Ultimate (Ultron-14), capturando a heroína Harpia.

  O vilão tenta criar uma nova companheira robótica chamada Alkhema, a dada tentativa da certo após o vilão usar os padrões cerebrais de Harpia, e assim a vila se une a ele. Derrotados e lançados ao espaço, eles retornam com o objetivo de criar um “inverno vulcânico”, instalando bombas sobre vários vulcões, sim, eles são novamente derrotados e Alkhema opta por seguir seus próprios caminhos.
(Versão anterior de Ultron / Avengers # 66-68 Julho a Setembro de 1969)
Ultron-15, é encontrado pelo próprio Visão, ironicamente tendo sido infectado pela emoção humana, o vilão apresenta sinais de deterioração e alcoolismo (Acredite), este Ultron e uma Jocasta recriada decidem explorar o mundo com o Visão durante um tempo.

  O vilão “retorna” a se tornar “hostil” como Ultron-16 e é mais uma vez derrotado. Um bom tempo depois, os Vingadores descobrem que Visão, Jocasta e Alkhema tem um programa embutido, que os obrigava a reconstruir o vilão. Nesse mesmo tempo Alkhema reconstrói o vilão, como Ultron-18, porem a nova versão ao invés de ser mais resistente, é composta por aço que é novamente destruído quando a base subterrânea de Alkhema explode. Por fim uma sintozoide chamada Antigona recupera sua cabeça.

   O vilão retorna como líder de uma seita para tentar conquistar o mundo através da religião (acreditem), sendo derrotado novamente pelo Homem de Ferro e Jocasta. Logo surge Victor Mancha ( Sim, você leu certo), que nada mais é que um andróide, criado pelo vilão para se infiltrar nos Vingadores, porem o mesmo acaba no grupo de Fugitivos após rebelar-se. Ultron se disfarça de Doutor Destino e após revelar-se é derrotado pelos Fugitivos e Excelsiors.
Henry Pym/Uma de suas primeiras aparições como o Gigante.
Em The Mighty Avengers ( junho de 2007, por Brian Michael Bendis e Frank Cho), no arco das seis primeiras edições, o vilão se apossa do controle da armadura do Homem de Ferro, integrada ao corpo de Stark, o programa oferecido pela armadura permite que o robô ka super avançado construa um novo corpo de aparência feminina, muito parecido com a heroina Vespa, porem com o revestimento da pele metálico. Tal versão é destruída por um dos novos Vingadores, Ares, utilizando um Virus de Computador, criado por Henry Pym (na verdade um agente Skrull) para eliminar o programa Ultron da armadura.

  Logo, na minissérie Annihilation: Conquest, Ultron, no comando da raça Falange e no controle do corpo de Adam Warlock, acha que finalmente chegou a “verdadeira perfeição tecno-organica”, até que Warlock da Tecno-Anarquia força o vilão a abandonar o corpo, separado de seu hospedeiro é derrotado por Aparição e Quasar.

O vilão tenta infiltrar um “parasita” de comando numa serie de robôs da S.H.I.E.L.D, mas vê seus planos serem frustrados novamente pelo próprio Tocha Humana Original. Absorto por tantas derrotas,infiltra Jocasta na Mansão dos Vingadores, assumindo o nome de Ultron Pym, o vilão tenta matar novamente seu criador, com o plano de domar o universo após disso, começando pela terra, “claro”, mas adivinhem, ele é descoberto e o próprio Henry Pym, por fim, faz uma espécie de acordo com o mesmo, ao invés de destruir ele mais uma vez. Sendo assim Jocasta e Ultron partem para o exílio no Ultraespaço. Sendo que antes de partirem, o vilão lhes deixa o aviso de que um dia ira retornar e governar a todos.

Recentemente, como já dito no inicio da matéria, deu as caras realmente na edição 6 da hera heroica dos Vingadores, evento que procede após o Reinado Sombrio. Onde é revelado que sua hera é inevitável, e os eventos decorrentes da mesma serão catastróficos.
Annihilation: Conquest #5
Os poderes e habilidades:

Super Força, Velocidade alem do comum (bem alem), resistência (Variada, dependendo de que material a versão do mesmo é reconstituída) Sendo a ultima aparentemente de uma liga tão forte quanto o Adamantium, durabilidade extra humana (Robô), reflexos, vôo em velocidade subsônica. Raios de energia, ou explosões de energia disparados através de seus sensores ópticos e ambas as mãos. O “encefalopatia-ray”, um raio capaz de levar a vitima a um coma mortal, também utilizado para hipnose, podendo colocar vitimas ao seu controle.

Conversão de radiação eletromagnética em energia elétrica, para seu próprio beneficio, é especialista em robótica (irônico eu sei) e estratégia. O composto que forma sua armadura, foi reconhecido como adamantium (“primário”) em Avengers # 66, de julho de 1969. Seu sistema funciona a partir de uma pequena fornalha nuclear, o que lhe concede a capacidade de duplicar seu sistema, e logo seu próprio corpo. Tem o poder de controlar outros computadores a distancia, com isso, logo podendo controlar varias variações suas ou duplicatas a longa distancia, sua estrutura de Adamantium é mais maleável que o comum (graças a um rearranjador molecular) lhe dando maiores possibilidades em reestruturar sua forma física.

Futuros alternativos:

 Minissérie: Avengers The Last Story (1995), nos deparamos com a versão 59 de Ultron ou Ultron-59.

A morte da Mulher Invisivel: Ultron e nada mais, nada menos que uma sofisiticada rede neural que controla a seção de defesa dos Estados Unidos.

Old Man Logan: Nos deparamos com Ultron 8, marido da filha mais nova do Homem-Aranha.

Vingadores do Amanha: Versão atualizada do vilão, chamada de Ultron Extreme
Terra-110: o vilão assiste, Doutor Destino,Hulk,Magneto,Namor e Caveira Vermelha dominando Manhattam.

Versão Ultimate:

Ultron, se trata de uma serie de robôs do governo criados por Henry Pym e Visão II.

Midias em geral:

TV:

The Avengers:United They Stand
The Avengers: Earth´s Mightiest Heroes
Filme animado:
Next Avengers: Heroes of Tomorrow

Jogos Eletronicos:

Marvel: Ultimate Alliance


(Ufa!) Pois bem, como ficou bem “visível” a cima, Ultron não é dos vilões mais fáceis de se derrotar, e se for feita uma analise maior sobre o mesmo, pode-se dizer que é o único vilão que o grupo de heróis não conseguiu “realmente” derrotar em uma batalha ( Sem mencionar), já que nenhuma prisão era capaz de conte-lo, e ele sempre tinha e continua tendo nos acontecimentos mais recentes, um plano para se recuperar em um curto prazo de tempo após sua derrota. Com isso temos uma idéia do que poderá acontecer quando o vilão finalmente constituir-se num modelo adequado para enfrentar os heróis, e voltar de sua viagem e exílio nos cosmos. Para ser mais exato, teremos uma idéia quando a saga Age of Ultron já confirmada pela Marvel for finalmente desencadeada em 2013, as primeiras imagens você confere logo abaixo:


Enfim, leitores e leitoras, espero ter ajudado a entender um “pouquinho” sobre o personagem que ira dar muito trabalho na saga que esta por vir.

Confiram também na categoria Personagens a: