Google+ EspetacularMovie: A arte da vida é espetacular: O Visão

11/08/2012

O Visão


Personagens, sim caros leitores e caras leitoras, adentramos novamente na categoria do EM que apresenta um determinado personagem nos seus devidos “mínimos detalhes”, neste post, o devido herói em questão escolhido é ninguém mais ninguém menos que:

   O Visão. (Pequena pausa, para aqueles que estão se perguntando, Quem diabos é o Visão?) Sim, Visão, o herói, alias, anti herói? Não, não acho que ele foi usado como....enfim, o personagem deu as caras na hera de ouro dos quadrinhos da Marvel Comics, participando da equipe dos Vingadores e se tornando um ícone muito próximo a era dos fundadores, dito isso, o personagem também fora cotado (pelo publico especulador, já que nenhum comunicado oficial fora dado)  para dar as caras, possivelmente, em The Avengers2, depois da morte de um certo personagem no primeiro longa, os rumores foram negados,porem a origem do personagem não precisaria partir daí obviamente, sempre existem outras possibilidades e tal, mas, enfim, sempre há um más, e com isso fica a possibilidade de vermos o mesmo nas telonas. 

  Com este lembrete “cinematográfico” dou inicio para o post que ira nos responder ( ou ao menos espera), quem é o Visão?

O Visão:

      O personagem tem sua origem contada e restabelecida mais de uma vez através das décadas que se passaram desde sua “origem oficial”.

Datas e especificações:

   A origem oficial do Visão se deu quando a equipe de escritor e artista, Joe Simon e Jack kirby, lançaram o mesmo na HQ, Marvel Mystery Comics # 13, em novembro de 1940, publicada ainda na época pela antecessora da Marvel Comics, a Timely Comics, época que também é lembrada como a Era de Ouro dos Quadrinhos.
vision marvel
Marvel Mystery Comics # 13 / Novembro de 1940
   Alguns tratam como a segunda versão do personagem, mas podes-se dizer, que foi uma espécie de novo estilo, conjunto de uma nova equipe criativa  adotada para o mesmo, estabelecido pelo escritor Roy Thomas e o desenhista John Buscema, na HQ: Os Vingadores #57  de outubro de 1968, se tornando um membro da equipe e aparecendo regularmente até a edição #500 em uma base semi-regular, já em Setembro de 2004. Nesta época ele é presumivelmente destruído. Esta segunda parcela de criação se encontra deveras mais próximo da época em que os Atores queriam deixar mais coerente o relacionamento entre ele e a Feiticeira Escarlate. A evolução do personagem funcionou muito bem já que acarretou em sua aparição pelas demais edições.

    Esteve presente na Mini Série: Visão e a Feiticeira Escarlate # 4 ( Novembro de 1982 a Fevereiro de 1983) pelo escritor Bill Mantlo e o desenhista Rick Leonardi.
 Seguido por uma serie de volumes numerados de 1 a 12 ( De outubro de 1985 a 1986), desta vez escrito por Steve Englehart e desenhado por Richard Howell.

    Déz anos depois o herói aparece em uma serie solo limitada, intitulada Visão, em quatro volumes ( de Novembro de 1994 a Fevereiro de 1995), escrita por Bob Harras e desenhada por Manny Clark. Quase dez anos depois é lançado um volume em quatro edições (outubro de 2002 a Janeiro de 2003) escrita por Geoff Johns e desenhada por Ivan Reais.

    Tempo depois na serie Jovens Vingadores em doze edições de Abril de 2005 a Agosto de 2006 foi introduzido um novo Visão, que se revelou como uma combinação do próprio modelo original Synthezoid com partes dos engramas de armaduras e metal do herói Lad Ferro.

Origens e história:

    Ironicamente o mesmo, em sua primeira aparição, não era exatamente um dos mocinhos, muito pelo contrario. Na historia de estréia, o robô Ultron cria uma espécie de andróide chamado por ele de Synthezoid, com o objetivo de esmagar os Vingadores, porem, os planos do vilão não dão certo, e a equipe acaba convencendo o inimigo aparente, a se voltar contra seu mentor maligno.
visão marvel
The Avengers #57 / Outubro de 1968
Tempo depois o agora já membro da equipe dos Vingadores, descobre em parte, que seu corpo se tratava de uma variação do Tocha Humana Original, e que sua memória fora moldada a partir de padrões cerebrais do falecido Simon Williams (Homem-Maravilha). Tempo depois se descobre que o vilão Immortus usou o poder de um cristal para dividir o Tocha Humana Original em duas entidades, um permanecendo como o original e outro sendo utilizado por Ultron.
Immortus
Passasse um tempo, até que seu mentor maligno retorna e passa a controlá-lo, e o reconstrói de Adamantium ( Ao menos em partes, e sim Sim, o mesmo material que recobre os ossos de Wolverine). Inevitavelmente, o herói trava uma batalha contra os Vingadores, até que recupera novamente o controle sobre si mesmo.
O robô Ultron e seus planos maquiavélicos 
  Na mesma época, alguns dias ou meses depois, acontece o primeiro encontro, digamos, mais afetivo entre o herói e Wanda Maximoff, a mutante Feiticeira Escarlate (Filha de Magneto, aquele mesmo, mestre do Magnetismo), tempo depois, os até então amigos, formam um par romântico.
Wanda engravida de gêmeos, fazendo acontecer o que parecia impossível. (Tal relacionamento na época chamou atenção e foi elogiado por diversos leitores, sendo pauta para muitas discussões entre o futuro até mesmo da equipe, para quem leu a saga Dinastia M, sabe que os dois filhos, Thomas e William são pauta para grandes discussões e eventos finais na própria serie, mas isso é “assunto” para outra matéria.).
visão marvel
Wanda Maximoff-Feiticeira Escarlate
Algumas batalhas depois, em uma de suas missões, o herói tenta ultrapassar um campo (Magnético, ou de origem muito parecida.) erguido pelo vilão Annihilus. Porem seu estado de Combustão aparente não é páreo para os sistemas de defesa do campo, com isso ele é seriamente afetado e (simplesmente) desliga, semanas depois ele retorna a marcar presença, porem somente através de um holograma, utilizado para se comunicar com seus parceiros. Até que finalmente “se põem de pé”, estando um tanto quanto desequilibrado depois de ter sido quase morto ( por um maldito campo de força) , o herói quase consegue tomar conta de todos os computadores do mundo, até que os Vingadores fazem com que ele perceba estar seguindo um caminho não tão aceitável, e ele retorna a ser um vingador, com o preço de ficar sendo vigiado de perto pelo próprio governo. Ironicamente os também agentes do governo que deveriam vigiá-lo são manipulados pelo viajante do tempo Immortus, raptam o herói e o desmontam, isso mesmo, o desmontam.
Annihilus
 Os vingadores acham seus pedaços ou suas peças e o Dr.Pym reconstrói o herói, com uma aparência de giz branco. No entanto, Simon Williams não permite mais que sua consciência seja usada como exemplo na remontagem do herói, o que resulta no retorno de um Visão incolor e sem emoção artificial.

      E algo inesperado realmente acontece. O Tocha Humana original retorna da morte, isso mesmo, e com isso um incidente também inesperado acontece. Se descobre que os gêmeos, aparentemente filhos de Wanda, são fragmentos da alma do demônio Mefisto, que havia sido quebrada por Franklin Richards, pouco antes do nascimento dos gêmeos. E os mesmos são absorvidos de volta para Mephisto, que temporariamente comanda uma Wanda insana.
O Tocha Humana-Original
Dados os acontecimentos, ela se recupera de suas perdas trágicas, mas o casamento é abalado e ambos se separam, cada qual operando em uma equipe de Vingadores diferente.

      O herói aos poucos recupera suas emoções, através de padrões cerebrais do falecido Alex Lipton e pequenos padrões de Simon Williams que ressurgem ao mesmo tempo, se fundem e restauram a capacidade total de o visão possuir emoção.
Simon Williams / Wonder-Man ou Magnum
  Morgan Le Fay ataca (pouco tempo depois dos incidentes anteriores) e o herói fica gravemente ferido. No meio tempo em que tentava se recuperar ele tenta se reconciliar com Wanda, o que não da seus sinais positivos. Tempo depois, o herói tenta novamente se reconciliar a sua ex-esposa, não resultando novamente em sinais positivos para a relação. Permanecendo dentro dos Vingadores o herói se envolve romanticamente com Carol Danvers e Mantis em um relacionamento rápido.
Morgan Le Fay
Até que Wanda, insana pela perda de seus gêmeos tenta alterar a realidade para recriá-los. Como vocês podem adivinhar, os eventos causados pela vontade da Feiticeira Escarlate não são amigáveis, muitas coisas ruins ocorrem e dentre elas, nos deparamos novamente a um Visão descontrolado que ataca seus companheiros. No meio da briga, o herói revela que não esta no controle do próprio corpo e expele uma serie de cinco esferas, e adivinhem? Cinco Ultrons atacam os Vingadores, que vencem a batalha com danos catastróficos pela cidade. Mas não é só isso, a Mulher-Hulk, aparentemente indignada “com a vida”(e o fato de ter perdido um companheiro de equipe novamente ) rasga ao meio o que restava de um Visão morto.
Mulher Hulk parte as sobras do corpo de Visão já morto ou desativado.
O herói aparece e volta a morrer para salvar o dia em uma saga chamada de Guerra do Caos sendo ressuscitado e morto obviamente.

   E (Sim) novamente, retorna após a saga Fear Itself, quando Tony Stark se vê capaz de reconstruí-lo. Ele se junta aos Vingadores e ao mesmo momento exige que Tony Stark lhe de a informação que precisava: Quem o havia despedaçado ou não propriamente dito matado (Já que ele é sempre reconstituído)?

  O Herói descobre que a Mulher-Hulk na verdade estava sobre controle da própria Wanda no momento em que o agrediu ("Seriamente") e que a heroína havia sido somente usada como cobaia pela Feiticeira Escarlate. Os heróis, Visão e Mulher-Hulk tem uma conversa seria onde ambos se “acertam”. Ele parte em busca de informações sobre sua ex-esposa indo até Utopia (Lar dos X-Men) , e enfrenta Magneto o pai de Wanda em busca de informação sobre ela, Magneto em seu grande “poderio” subjuga o herói e vence a discussão um tanto quanto agressiva, mas o poupa com pena pelo ocorrido, e em respeito aos sentimentos da própria filha.

  Tempo depois a própria Wanda aparece na mansão dos Vingadores tentando se reconciliar a equipe, mas, para a tristeza dos fãs que ainda torciam pelo casal, uma discussão entre o Visão e ela ocorre, onde o mesmo ressalta que ela não é mais bem vinda na equipe, e que de maneira alguma ele conseguiria compreender como ela podia ter o usado para ferir seus próprios amigos. ( A discussão do casal foi sobressaltada na edição 00 de Vingadores VS X-Men, que precedeu aos eventos que prometem revolucionar a casa das idéias em Marvel NOW)

A Segunda “encarnação” do Visão:

 Se trata de uma fusão de sistemas operacionais de antigas partes do Synthezoid que compunha o Visão em seus primeiros momentos, e a armadura do aventureiro Ferro Lad, uma versão mais jovem do personagem Kang o Conquistador, que chega ao presente. O mesmo monta uma nova equipe de Jovens Vingadores. O fato é que na época em que o personagem fora criado, ocorreu uma pequena ( e perturbadora) confusão, já que alguns escritores como Brian Michael Bendis e Ed Brubaker trataram o personagem como o original e não uma segunda variação do mesmo. Enquanto que escritores como Allan Heinberg e Dan Slott retratavam o personagem como um novo personagem.

      A nova versão do personagem opta por acompanhar a jovem equipe de Vingadores, revelando que o principal motivo fora um sentimento muito forte desenvolvido pela personagem Cassie Lang. Se passa algum tempo, surge a Guerra-Civil e com isso o personagem busca amadurecimento e conhecimento sobre quem ele realmente é. Logo depois, cerca de alguns dias pelo período da historia, creio eu, o herói se encontra com sua “amada” e se declara, revelando que adotara o nome “Jonas”.

      Quando Skrulls e Vingadores entram em mais uma batalha, o herói leva um tiro na cabeça, o mesmo sobrevive e se une a Nick Fury e a propria S.H.I.E.L.D ao lado dos Vingadores e de outros jovens.
"Young Vision"
Outrora ele se une a uma nova formação dos Mighty Avengers, junto com Estatura, eles optam por fixar uma dupla jovem na equipe com o propósito de caçar a Feiticeira Escarlate. Quando os mesmos a encontram eles descobrem que não era ninguém mais, ninguém menos que o próprio Loki disfarçado. Logo após entra a seqüência de o “Cerco”, e ambos se unem aos Jovens Vingadores em tempo integral.

 E por fim, na saga, Vingadores: Cruzada das Crianças, Cassie é morta (aparentemente) por Doctor Doom, e Iron Lad ( O aventureiro)  decide levar o corpo dela para o futuro para ser revivido. Jonas protesta, pois corrias-se o risco de ambos caírem na linha do tempo de Kang e serem mortos. O desenrolar da historia se da em posteriores números.
Capa de: Young Avengers Special
Poderes:

      O Visão possui alem de força, inteligência e agilidade sobre humana a própria capacidade de voar. Acompanhadas pela capacidade de controlar a densidade molecular de seu próprio corpo, lhe dando a capacidade de atravessar “praticamente” qualquer tipo de matéria. Podendo usar a mesma habilidade para efeito contrario, adquirindo força sobre-humana, imobilidade e invulnerabilidade próxima ao diamante.

      A jóia alojada a testa do herói permite que ele capte a derivada energia solar no ambiente ( Sendo em parte também responsável pelo seu funcionamento), o que o torna capaz de descarregar a mesma em feixes ópticos, podendo assim disparar feixes infravermelhos ou de radiação microondas. Em casos de maior urgência, ele pode lançar seu ataque de forma mais potente através da Jewel Solar em si, mas como conseqüência o desgaste de suas forças é maior.

Curiosidade: A intangibilidade atingida quando altera o peso e dispersão de suas moléculas pode ser usado como uma espécie de arma fatal contra seu oponente, pois o herói pode atravessar um oponente e no instante em que quase estiver transpassando-o totalmente, aumentar o seu valor molecular, causando uma grande dor, que na grande maioria de casos pode deixar seu oponente paralisado.
A Segunda Encarnação, possui os mesmos poderes.


Outras versões do personagem:

Mainframe:

      Caracteriza-se por ser o sistema operacional que comanda todo um planeta, e guardião do escudo do Capitão América. O mesmo se une a uma sub equipe dos próprios Guardiões da Galáxia, os Guardiões Galácticos.

Earth X:

      Uma especie de visão de realidade alternativa, ou de um futuro próximo e ao mesmo tempo distante nos quadrinhos Marvel, onde o herói combate o vilão Homem Absorvente, após presenciar o mesmo abatendo todos os seus amigos.

Exilados:

      Presenciamos uma versão Sanguinária do mesmo.

MC2:

      Aparece na Hq de Spider-Girl, obviamente pertencente ao universo MC2, onde o mesmo é conselheiro do próprio presidente dos EUA, e é responsável pela formulação de uma futura equipe dos próprio Vingadores.

LJA / Vingadores:

      O herói aparece na mesma com as respectivas características originais, sendo salvador do próprio Super-Homem, ao lhe entregar seus últimos mantimentos de energia solar.


Marvel Ultimate:

      Estréia na serie limitada Pesadelo, exibindo um modelo feminino, contrario ao horiginal, onde uma equipe de “Ultimates” e “Ultimate X-Men” descobrem um robô  danificado mas consciente, logo o mesmo explica que a tradução para seu nome se adéqua a “Visão.

A ultima história dos Vingadores:

      A historia se passa num futuro alternativo, onde o mesmo tem dois filhos com a Feiticeira Escarlate morta em batalha.Esta versão se junta a uma serie de Vingadores sobreviventes em uma batalha até a morte contra os vilões Ultron e Kang.

Marvel Zombies:

Em Marvel Zombies 3, ele é desmontado e usado como ferramenta para comunicação pelo Zumbi Kingpin, ele é ironicamente apaixonado pela versão Zombie da Feiticeira Escarlate.

Marvel Megaverso.

Nesta o mesmo possui os mesmos poderes, mas uma aparência totalmente diferente. Muito mais próxima a cibernética ou robótica.

House of M:

Não passa de uma serie de maquinas, ou uma inicialização de um execito robótico estilo robô Sentinela criados por Howard Stark, eu são destruídos ao final.

X-Men para sempre (Outra linha do tempo):

Ele utiliza de seu apelido Victor Sombra e vai a supostos funerais de Wolverine e Fera.

O Herói também da as caras em outras mídias como:

Fantastic Four, série de televisão, ano de 1990.

Os Vingadores: Unidos. ( Animação)

Os Vinagadores: maiores heróis da terra. (Série de TV)

Avengers Next: Heróis do Amanhã. (Filme direto para DVD)

“Arcade” do Capitão America e os Vingadores.

Vingadores na tempestade Galáctica. (Jogo de luta)

Marvel Ultimate Alliance, jogo onde o mesmo não é disponível.

Marvel Super Hero Squad Online. Jogo onde o mesmo é um personagem disponível.

O Herói também da as caras em um livro de Jonatham Lethem, o titulo do mesmo é A Visão.


E é isso. Espero que tenha ajudado vocês a conhecerem um “pouquinho” mais, este personagem que teve sua origem marcada na hera de ouro dos Quadrinhos.

Confira também:

Personagens 1: Quem é Thanos?


vision marvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem! Deixem sua opinião! E ajudem esse blogue a se tornar melhor!