Google+ EspetacularMovie: A arte da vida é espetacular: Tatuagens baseadas em clássicos do cinema.

7/14/2012

Tatuagens baseadas em clássicos do cinema.


Tatuagens, Tattoo ou como diria o navegador inglês Jame Cook, em sua expedição,Tatau, como eram conhecidas antigamente, são uma forma de arte, que se produz, através de pinturas no corpo. Há vários modelos de tatuagem, como a vários significados para cada uma.

A origem por si só, da tatuagem em si, não é bem definida, e por mais incrível que se pareça, com toda a tecnologia que temos, não há ainda hoje como relatar uma data precisa para o inicio da determinada cultura.

Os objetivos? Bom, a tatuagem era utilizada, pelos povos antigos para marcar na pele, uma espécie de “diário por pinturas”, a historia dos homens e mulheres de sua tribo, pois assim, mesmo quando eles tivessem de se mudar dos locais onde viviam, por derivadas razões, não se esqueceriam de suas raízes, ou os acontecimentos importantes que marcaram aquela determinada “tribo”.

Com o decorrer dos anos, a cultura da “pintura corporal”, ganhou outras utilidades, e assim se difundiu pelos meios da religião, como identificação de um determinado grupo, marcação de prisioneiros e escravos, ornamentação e até mesmo,acreditem...camuflagem.

A indícios, que tatuagens já eram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C, sendo até mesmo praticada por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia , alguns desses coligados a rituais religiosos.

A igreja Católica na idade média baniu a tatuagem da Europa ( ou do Ocidente), com a justificativa dos escritos do livro Levitico, livro este do antigo testamento:

“ Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem”

Com toda a opressão da igreja Católica em torno da cultura, a tatuagem perdeu renome nas localidades por onde a própria igreja se estabelecia.
James Cook 

A tradição tornou a ganhar “certa força”  a partir de 1769, quando James Cook (também descobridor do surf), um navegador Inglês, realizou sua expedição a Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: 

“Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles,chama isso de Tatau."(ou Tatow)

E assim devido a grande circulação de marinheiros, a palavra Tattoo, entrou em contato com diversas culturas e inevitavelmente com diversas civilizações pelo mundo novamente.

Em 1879, o próprio governo inglês (de forma irônica) adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos, denegrindo novamente (mesmo que por um curto período) a cultura, dando a mesma a utilidade de identificar os chamados... “homens e mulheres fora da lei”

Até que em 1891, Samuel O´Reilly desenvolveu um aparelho elétrico, com finalidade de fazer tatuagens, baseado em outro aparelho muito parecido, este criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi utilizada por soldados e marinheiros, com freqüência, onde “comumente” gravavam o nome de as pessoas amadas em seus corpos.

E no mesmo ano, o habito se espalhou de forma gigantesca pela Europa e Estados Unidos, tornando-se nos primórdios do final do século xx, uma “cultura pop”praticada pelos jovens em geral.

Curiosidades:

#O renomado Charles Darwin afirmara que nenhuma nação desconhecia a arte da tatuagem. Como de fato, os índios americanos e os esquimós da Malásia e Tunísia, ou diferentes povos ao redor do planeta, já haviam praticado uma espécie de tatuagem.

#Segundo estudos feitos, uma múmia egípcia do sexo feminino, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. já apresentava pontos inscritos na região do abdômen, o que muito provavelmente, indicaria os chamados “cultos a fertilidade”.

# O nome “Tatau”, derivara na época do som produzido durante a execução da tatuagem. Na época, se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta (pigmento preto, ou de outra derivada cor) na pele.

Abaixo seguem, algumas tatuagens baseadas em filmes:









então leitores e leitoras, qual a sua preferida?